Dicas cruciais para um ectomorfo ganhar massa muscular
Hoje vou deixar-vos aqui algumas dicas muito importantes para ti que tal como eu és ectomorfo e que tens imensa dificuldade em ganhar peso. Bem eu também possuo este biótipo e por muito tempo achava impossível ganhar massa muscular, peso, densidade por aí, ou a evolução era quase nula para o que fazia. Bem ser ectomorfo não precisa de ser considerado um bicho de sete cabeças até porque existe sempre o outro lado da situação.
A realidade é que se já temos um metabolismo acelerado, dificuldade em ganhar peso, isso acaba sempre por contribuir inconscientemente para errares, e digo isto porquê? Porque na sala de musculação um dos maiores erros de um ectomorfo é treinar todos os dias, treinar vários grupos musculares e pior treinar durante horas a fio com exercícios atrás de exercícios, repetições atrás de repetições e achar que assim irá crescer exactamente porque não está obter resultados. -NÃO, COMPLETAMENTE ERRADO!
O DESCANSO É TÃO IMPORTANTE QUANTO O TREINO!
Bem tudo o que aqui disser será tudo o que comigo funcionou, eu comecei a fazer musculação com os meus 50kg e problemas de desnutrição do foro nervoso, sempre fui uma pessoa apaixonada por desporto mas o meu corpo magro, fraco, a minha recuperação muito lenta e tudo isso me preocupava imenso, então procurei sempre evoluir e com isso ganhei mais de 30kg, mas vamos ao que interessa.
Como disse anteriormente, o descanso é tão importante quanto o treino, e porquê? Quanto mais treinares sem critério por achares que vais obter mais resultados estás no caminho errado porque apenas estás a desgastar mais energia e a fugir do teu objectivo. Com isto não estou a dizer para não treinar, mas sim levar o descanso como uma base que é uma base imprescindível, se conseguires um bom descanso poderás fazer assim um treino pesado, com um grande desempenho e mais resultados do que andares a treinar sempre a meio gás.
O teu treino deve ser composto por mais peso e menos repetições! Descansa um pouco mais para ate ajudar a realizar um treino pesado, mas sempre consciente. Treino nunca deve ultrapassar os 50min.
Carbohidratos são a nossa base, pois são eles que nos fornecem glicogénio e assim enquanto treinamos perdemos glicogénio e não massa muscular.
Deves incutir de forma também obrigatória na tua dieta gorduras boas. "Além disso, as gorduras são uma grande fonte de energia e fornecem colesterol que contribui para a produção de testosterona, um hormônio importante na fabricação de tecido muscular."
A tua dieta deve ser composta por alimentos calóricos. Alguns exemplos: Ovos; Arroz branco; Carne vermelha; manteiga de amendoim; Azeite extra virgem; Óleo de coco...
Todas as tuas refeições deve ter carbohidratos, proteínas e gordura presentes e deves ser consistente e regulado no teu horário. Para teres uma pequena noção para montar uma dieta adequada para ti, vou deixar aqui uma base que deve se ter em conta sendo que esta base poderá e deve ser ajustada ás tuas necessidades e capacidades assim que iniciada uma dieta. 3gr de carbo por kg corporal / 2gr de proteina por kg corporal / 1gr de gordura por kg corporal.
Para ajudar na dieta não te esqueças de contrabalançar refeições de comidas solidas com liquidas, nisto vem um dos meus maiores segredos para o meu sucesso, hipercalóricos caseiros!
Vou falar aqui um pouco da minha experiência, crescer não é fácil e comer de 3 em 3 horas por vezes tornasse difícil mesmo querendo muito obter resultados, por isso os hipercalóricos são quase uma sobremesa. Deves fazer essas refeições num horário inteligente, por exemplo fazia a minha 3ºref uma hora antes de começar a trabalhar, eu sabia que só poderia ir à pausa para comer depois de 4h de trabalho, então preparava um hipercalórico em casa que podem ver aqui no site, e parava 5 min para o beber e assim complementava a minha dieta de forma inteligente fornecendo muitas calorias e nutriente bons.
Nunca descartes o teu dia para fazeres cheat meal, ou em caso particular cheat day. Eu por exemplo lembro-me que fazia uma cheat meal a cada 2 dias, sim a cada 2 dias eu me lambuzava com uma refeição de fast food carregada de gordura, isto permitia recarregar o meu corpo especialmente e a nível mental era uma injeção de motivação e a recompensa de seguir o plano a 100%.
Bem estas foram algumas das dicas que acho cruciais para obtermos resultados. Se és Ectomorfo aplica estas dicas mas acima de tudo lembra-te: Para elas resultarem, a consistência na dieta e uma vida voltada e focada nos objectivos com paciência é o primeiro paço para obteres resultados. Bons treinos!
